Nomofobia...
O que é isso?
E a falta de poder comunicar por telemóvel. Cláudia Sousa, psicóloga do instituto Cuf, diz que os adolescentes com a utilização dos smartphones, ficaram dependentes dos telemoveis e estão afetados com a necessidade constante de estarem ligados as redes sociais.
A nomofobia é o desconforto causado pela privação e incapacidade de comunicação por telemóvel. Torna-se em uma perturbação com uma componente de ansiedade generalizada.
A privação do uso dos telemóveis, pode causar aos adolescentes alguns distúrbios, como suores frios, falta de ar, dor de cabeça, tremores, náuseas, sensação de pânico e taquicardia, em casos mais graves pode chegar a depressão e pânico.
A especialista acrescente ainda: "O facto de estar constantemente a olhar para o telemóvel, a confirmar se não o perdeu, verificar se existem chamadas perdidas, sms ou e-mails, são os principais sintomas de nomofobia.
A terapia cognitiva-comportamental e a psicoterapia são as formas mais indicadas do tratamento da nomofobia.
Por isso, minhas amigas, quanto mais tarde vocês derem aos vossos pequenos filhos acesso a este monstrinho, melhor será, pois no que toca a minha filha adolescente, se lhe desse-mos asas, até a hora das refeições estava de telemóvel á mesa. Hoje em dia torna-se difícil conseguir socializar com amigos num jantar, ou até mesmo num fim-de-semana, pois não são só os adolescentes que estão nomofobicos, os adultos caminham a passos largos para esta doença, não só por questões de trabalho, como também por puro prazer.
O que é isso?
E a falta de poder comunicar por telemóvel. Cláudia Sousa, psicóloga do instituto Cuf, diz que os adolescentes com a utilização dos smartphones, ficaram dependentes dos telemoveis e estão afetados com a necessidade constante de estarem ligados as redes sociais.
A nomofobia é o desconforto causado pela privação e incapacidade de comunicação por telemóvel. Torna-se em uma perturbação com uma componente de ansiedade generalizada.
A privação do uso dos telemóveis, pode causar aos adolescentes alguns distúrbios, como suores frios, falta de ar, dor de cabeça, tremores, náuseas, sensação de pânico e taquicardia, em casos mais graves pode chegar a depressão e pânico.
A especialista acrescente ainda: "O facto de estar constantemente a olhar para o telemóvel, a confirmar se não o perdeu, verificar se existem chamadas perdidas, sms ou e-mails, são os principais sintomas de nomofobia.
A terapia cognitiva-comportamental e a psicoterapia são as formas mais indicadas do tratamento da nomofobia.
Por isso, minhas amigas, quanto mais tarde vocês derem aos vossos pequenos filhos acesso a este monstrinho, melhor será, pois no que toca a minha filha adolescente, se lhe desse-mos asas, até a hora das refeições estava de telemóvel á mesa. Hoje em dia torna-se difícil conseguir socializar com amigos num jantar, ou até mesmo num fim-de-semana, pois não são só os adolescentes que estão nomofobicos, os adultos caminham a passos largos para esta doença, não só por questões de trabalho, como também por puro prazer.
























